Tipos de Perfume

Tipos de Perfume

Quando você começa a olhar para o perfume, uma das primeiras coisas que você vai notar é a variedade de termos usados para denotar os diferentes tipos de perfumes e fragrâncias no mercado. Alguns termos comuns que você verá são perfume, colônia, eau de parfum e eau de toilette. Estes termos são freqüentemente confundidos uns com os outros, e ao comprar perfumes, ajuda saber o que eles são.

Perfume

O perfume é a mais ampla das categorias. A palavra se refere tanto aos odores corporais em geral, quanto a um tipo particular de perfume, especificamente. Em seu aspecto geral, perfume inclui todos os outros termos, mas não loções ou cremes corporais perfumados.

Como um termo específico, perfume se refere ao tipo mais forte e mais duradouro de perfume corporal. A maioria dos perfumes são aromas em camadas, o que significa que contêm uma combinação de diferentes fragrâncias. Essas camadas de perfume são chamadas de notas na indústria francesa de perfumes, e não são escolhidas ao acaso.

Os perfumes típicos têm três notas. A primeira, composta pelos odores mais fortes, é também a mais curta e duradoura. Estes são os odores que você sentirá quando colocar o perfume pela primeira vez, mas eles normalmente se desgastarão em poucas horas, expondo a próxima camada.

A segunda camada, ou nota média, é feita de aromas menos voláteis que geralmente duram até o meio-dia ou início da tarde. À noite, a terceira e última camada é tudo o que resta do perfume. Este é geralmente o cheiro mais sutil; mesmo que seja mais duradouro, a força do perfume diminuirá ao longo do dia.

Como resultado desta camada, os melhores perfumes mudarão lentamente seu cheiro ao longo do dia. Os bons perfumistas aperfeiçoaram a ciência da mistura de aromas, de modo que as camadas se complementam, e a mudança de cheiro, embora reconhecível, é ao mesmo tempo sutil e agradável.

Colônias

A próxima categoria de perfumes é a de colônia. Eu costumava pensar que colônia era uma palavra simples para perfume masculino, mas não é realmente o caso. Colônia é um perfume, mas um perfume com apenas um perfume. Por causa disso, as colônias são mais fortes e duram menos do que os perfumes. As razões para este aparente paradoxo estão relacionadas.

As colônias, tendo apenas um único cheiro, se dissiparão mais rapidamente do que os perfumes. Para equilibrar isso, elas estão preparadas com um aroma mais forte, para durar o máximo de tempo possível. Isto dá às colônias muito menos sutileza do que aos perfumes, e torna mais fácil exagerar na sua utilização.

E voltando à minha concepção errada original sobre colônia; embora seja verdade que as colônias não são exclusivamente para homens, e que muitas mulheres finas de colônia estão no mercado, a maioria das fragrâncias masculinas por aí são colônias em vez de perfumes. E mesmo os perfumes masculinos são freqüentemente comercializados sob o termo colônia. Talvez o perfume não soe masculino o suficiente.

Eau de Parfum/Toilette

As duas últimas categorias de aromas de perfume líquido são eau de parfum e eau de toilette. A eau de parfum e a eau de toilette são, respectivamente, água perfumada e água de maquiagem. Das duas, a eau de parfum é a mais popular.

A eau de parfum é uma forma de perfume menos cara, baseada em perfumes únicos, mas menos potente do que a água de colônia. Este é o perfume que as senhoras gostam de manchar nos pulsos ou no pescoço, usando a rolha do frasco de vidro.

Eau de toilette é semelhante a eau de parfum, mas não tão forte, e ainda menos caro. Normalmente, estes aromas duram apenas algumas horas, mas como são relativamente baratos, e vendidos em pequenos frascos que são facilmente transportados em uma bolsa ou bolsa, é fácil refrescar o aroma durante o dia. Eau de toilette geralmente não é uma fragrância forte.

Loções e Cremes

Finalmente, a maioria das loções e cremes corporais são perfumados, mas estes não são estritamente perfumes. Eles normalmente contêm óleos perfumados em aproximadamente a mesma concentração que eau de toilette: o suficiente para detectar, mas não o suficiente para dominar, e provavelmente não o suficiente para durar mais do que algumas horas. Tais loções não são destinadas como tratamentos de pele, e não como perfumes. Se você estiver procurando por aromas corporais, é mais econômico comprar uma boa eau de toilette ou eau de parfum do que uma loção perfumada.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email